Na última segunda-feira, um menino de 9 anos faleceu no Hospital do Juruá, suspeito de dengue hemorrágica, e o caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde.
O garoto, residente no bairro Cruzeirão, foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento no dia 4 e liberado após ser medicado. No sábado, ele foi internado no Hospital do Juruá, onde foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva e faleceu dois dias depois.
O pediatra Rondney Brito, que o atendeu, informou que o menino apresentava um quadro grave de dengue, classificado como dengue C, que indica sinais de alarme da doença.
A direção do hospital não se pronunciou. Diane Carvalho, representante da Sesacre em Cruzeiro do Sul, mencionou que a Vigilância Epidemiológica ainda está investigando para confirmar a causa da morte.
O secretário Municipal de Saúde, Áureo Neto, destacou que de janeiro a dezembro houve uma redução de 19% nos casos de dengue no município, mas os números aumentaram em dezembro devido às chuvas. A prefeitura está adotando várias medidas para combater a doença, como monitoramento dos bairros, borrifação, coletas de exames e distribuição de soro de hidratação oral nas Unidades Básicas de Saúde.
Além disso, o secretário reforçou a importância da população estar atenta aos sintomas da dengue e buscar atendimento médico em caso de febre.