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Cerca de 87% dos votantes do Acre confiam na Justiça Eleitoral, mostra pesquisa

Cerca de 87% dos votantes do estado do Acre confiam na Justiça Eleitoral, segundo mostrou uma pesquisa elaborada pelo Instituto Consulting Brasil a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas nas nove zonas eleitorais do estado, que avaliaram itens como atendimento nos locais de votação, exercício do voto e imagem da Justiça Eleitoral.

Dos entrevistados, 44,7% afirmaram confiar totalmente no judiciário, enquanto outros 42,9% disseram que confiam parcialmente. Entretanto, 11,7% afirmaram que não confiam na instituição, e 0,8% não souberam afirmar ou não responderam à pergunta.

“Foi perguntado aos eleitores, se consideram a Justiça Eleitoral acreana ágil na garantia dos direitos do cidadão e no fortalecimento da democracia por meio de um processo eleitoral efetivo, seguro e transparente. Face a esta questão, a maioria dos respondentes, 44,7% responderam que confiam totalmente, seguido por 42,9% que disseram que confiam em partes, enquanto apenas 11% responderam que não cofiam”, afirma a corte eleitoral.

Em relação ao tempo médio para a votação, considerando a hora que o eleitor chega ao local até o exercício do voto na urna eletrônica, praticamente 7 em cada 10 eleitores (69,3%) disse ter sido abaixo de 5 (cinco) minutos, seguido por 18,6% que levaram entre 5 e 10 minutos. Apenas 1% dos eleitores levaram mais de 1 hora para votar.

Entre os eleitores ouvidos, 55,2% dos eleitores entrevistados eram do sexo feminino e 44,8% eram do sexo masculino. “O principal meio de transporte utilizado para chegar aos locais de votação foi carro próprio (29,4%), seguido por a pé (25,3%) e moto (23,8%). O horário principal de chegada no local de votação para exercer o direito de voto, foi no período das 6h às 7h59min (31,9%), seguido das 8h às 9h59min (27,8%). O horário das 14h às 15h teve a menor frequência de votação, com 6,0% de eleitores”, acrescenta a Justiça.

A pesquisa perguntou ainda aos eleitores sobre a eficiência no atendimento nos locais de votação. O atendimento recebido foi avaliado como ótimo por 59,3% dos entrevistados e bom por 35,8 dos eleitores. Já a agilidade no atendimento foi descrita como ótima por 60,9% dos votantes ouvidos pela pesquisa.

  • Fonte: g1.