25.4 C
Juruá
quarta-feira, dezembro 11, 2024

Balsa boiadeira é usada para transporte e causando revolta na população em Rodrigues Alves

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Desde o último domingo, 8, a balsa que normalmente realiza a travessia de veículos e pessoas no Rio Juruá, entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, está sendo usada para içar uma UBS fluvial. Em seu lugar, uma balsa boiadeira passou a fazer a travessia, o que gerou descontentamento na população devido à presença de fezes e urina de animais, além do cheiro desagradável.

Ralfh Fernandes, morador de Rodrigues Alves, destacou as condições desagradáveis. “Nós não somos contra o governo dar o suporte pro acidente que a UBS fluvial da prefeitura de Rodrigues Alves foi submetido, mas nós não podemos fazer com que nossos estudantes, nossas trabalhadoras e trabalhadores, empreendedores e comerciantes, os serviços de emergência paguem o preço. Então que a balsa que fique aqui tenha salubridade”, pediu ele.

A balsa, pertencente a um empresário de Cruzeiro do Sul e mantida pelo Deracre, faz a travessia gratuita de veículos e pessoas no Rio Juruá. No entanto, há balsas menores que cobram até R$ 20 por veículo. Em resposta à situação, a presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que a balsa original deve voltar a funcionar ainda hoje, 10, substituindo a balsa boiadeira.

Segundo Ximenes, o Deracre enviou a balsa boiadeira em resposta a um pedido emergencial da Prefeitura de Rodrigues Alves para auxiliar na remoção do barco UBS submerso. Durante a operação, cinco balsas menores foram disponibilizadas para garantir a travessia da população. Com a falha na retirada do barco submerso, o Deracre providenciou o retorno de sua balsa original, retomando o atendimento normal.

- Publicidade -
Copiar