O projeto “Elo dos Sonhos” recebeu mais de mil inscrições de 25 estados brasileiros e mais de 300 cidades diferentes. No Acre, a selecionada foi Maria Zenaide, conhecida como Zenaide Parteira, uma cantora, compositora, artista plástica e contadora de histórias, com mais de 700 músicas compostas.
Nascida no seringal Bela Vista, no município de Tarauacá, Zenaide é descendente do povo Ashaninka e parteira tradicional há mais de 50 anos. Durante os partos que realiza, ela canta canções que foram passadas de geração para geração ou que ela mesma criou.
Inspirada pelas vivências e desafios da vida na floresta, Zenaide traz temas como natureza, amor e a vida junto à floresta em suas composições. Em um dos trechos de uma de suas músicas, ela descreve: “Quando nasce uma criança, nasce uma música na minha mente”. Seu último lançamento foi o álbum Mulher Vagalume, em 2021.
Em entrevista à GAZETA, Zenaide contou que a profissão de parteira é uma tradição familiar, sendo filha, neta e sobrinha de outras parteiras. Neste ano, com o apoio de uma amiga, Zenaide participou do quadro The Wall, do programa Domingão do Huck, e teve a oportunidade de conhecer e cantar com sua ídola, Roberta Miranda.
Agora, a premiada do projeto “Elo dos Sonhos” promete animar a cena musical com um forró envolvente ao lado de Geraldo Azevedo. As gravações acontecerão entre dezembro e fevereiro, em estúdios localizados em Salvador, Belém, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro, com os lançamentos programados para iniciar em fevereiro de 2025.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Elo, empresa 100% brasileira de tecnologia de pagamentos, e é realizado pela Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais. A ação conta com recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.