Na manhã desta quarta-feira, 18, foi convocado uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde para discutir estratégias de prevenção e combate ao COVID-19, já que na última segunda-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Rio Branco, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu uma nota de alerta informando sobre um aumento significativo dos casos confirmados da doença.
A diretora da Vigilância Sanitária ressaltou, na nota, a necessidade de os profissionais de saúde ficarem alertas para a identificação precoce de casos de COVID-19, a fim de evitar complicações graves. Além disso, ela enfatizou a importância das medidas de controle e prevenção para evitar o aumento de novos casos.
Conforme o documento, o aumento de casos foi alarmante: de uma semana para a outra (SE 49 para SE 50), os casos passaram de 23 para 121, representando um crescimento de 426%. A informação foi confirmada pelo ContilNet, que teve acesso ao comunicado oficial.
Neste momento, as autoridades buscam meios de reduzir os números alarmantes, com medidas de controle e prevenção.