Em 2024, o Estado do Acre tem registrado um aumento nos casos de HIV em comparação aos dois anos anteriores. Nos primeiros oito meses deste ano, foram registrados 244 novos casos da doença. Em comparação ao mesmo período de 2022, foram notificados 223 casos, e no ano passado, 219.
Assim, o mês de dezembro, conhecido pela mobilização nacional na luta contra o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), busca fazer uma importante alerta sobre a situação no Acre.
Conforme destacado pela infectologista Gabriela Cordeiro, há uma grande necessidade da população adquirir maiores cuidados, especialmente se prevenir, com o uso de preservativos.
“É importante lembrar que a transmissão do HIV acontece por meio de relações sexuais desprotegidas, contato sanguíneo ou de mãe para filho durante a gestação ou durante a lamentação. Muitas vezes o HIV pode agir de forma silenciosa e assintomática. Por isso, é importante lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento quando feito de forma correta ou altamente eficaz permite que pessoas com HIV tenham uma vida longa e saudável. Pessoal, use preservativos em todas as relações sexuais de vocês. A prevenção é o melhor caminho”, alertou.