O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre, está intensificando, neste mês, a campanha de alerta e mobilização para o controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A iniciativa tem como principal objetivo informar a população sobre os sintomas dessas doenças e a importância de buscar atendimento médico nas unidades básicas de saúde (UBS) assim que forem identificados sinais compatíveis com essas doenças.
A campanha é parte da segunda fase da ação nacional do Ministério da Saúde, que seguirá até 28 de dezembro, com o slogan: “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou a importância de a população estar atenta aos primeiros sinais das doenças, como febre, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dores atrás dos olhos. “A orientação é procurar a UBS mais próxima assim que surgirem os sintomas e colaborar na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que continua sendo a principal medida preventiva”, afirmou.
A campanha foi iniciada em outubro, com foco na eliminação dos criadouros do mosquito, com o slogan “Tem 10 minutos? A hora de prevenir é agora”. A segunda fase, agora, visa reforçar o alerta sobre os sinais das arboviroses, com a meta de reduzir os impactos dessas doenças no estado, especialmente no período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito.
Reforço nas medidas preventivas
De acordo com Júnior Pinheiro, chefe da Vigilância Ambiental da Sesacre, “nas últimas semanas, o estado do Acre tem observado um aumento de casos, principalmente de dengue, mas também de zika e chikungunya em alguns municípios. A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância das medidas preventivas, especialmente durante este período de chuvas constantes, que favorece a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.”
Pinheiro também fez um apelo à população: “Pedimos que a população reserve alguns minutos para vistoriar seus imóveis e eliminar qualquer reservatório com água que possa ser utilizado pelo mosquito para sua reprodução. Também orientamos a evitar a automedicação. Caso apareçam sintomas compatíveis com essas doenças, procure uma unidade de saúde”.
O governo estadual tem monitorado de perto o aumento de casos de arboviroses e segue com esforços contínuos para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e evitar surtos mais graves durante o período de chuvas. A colaboração da população, por meio da eliminação de criadouros do mosquito, é fundamental para reduzir os impactos dessas doenças no estado.
Dia D de combate ao mosquito da dengue
No próximo sábado, dia 14, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, realizará o Dia D, um mutirão de sensibilização para combater o mosquito da dengue. A mobilização contará com ações de conscientização e visitas domiciliares para reforçar a importância de eliminar criadouros do Aedes aegypti. A participação de toda a comunidade é essencial para o sucesso dessa iniciativa.