No Acre, 75,2% da população possui sinal de internet em casa, segundo a pesquisa preliminar do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgada nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual é o menor do Brasil, de acordo com o estudo. Na região Norte, apenas Rondônia (91,6%) tem média de acesso domiciliar maior que a média geral brasileira, que é de 89,4%.
No ranking nacional, o Distrito Federal lidera com 96,2% da população com sinal de internet em casa.
“Tem uma desigualdade regional bastante expressiva, em especial a região no Norte e Nordeste apresentando, de modo geral, proporções maiores de indicadores relacionados a precariedade do domicílio”, afirma o analista da divulgação do Censo, Bruno Mandelli.
“E quando a gente olha por cor ou raça, compara a população de cor ou raça amarela e a população de cor ou raça branca em relação à população de cor ou raça preta, parda ou indígena, a gente nota que eles [pretos, pardos e indígenas] apresentam proporções maiores nos indicadores relacionados a precariedade do domicílio”, completa.