COTIDIANO

Acre apresenta tendência de crescimento nas síndromes gripais, aponta Fiocruz

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira, 5, pela Fiocruz, aponta sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do Acre na tendência de curto prazo, ou seja, nas últimas três semanas.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 48, de 24 a 30 de novembro) e tem como base dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Já na tendência de longo prazo (nas últimas seis semanas) o estado acreano apresentou sinal de queda nos casos de síndromes gripais, conforme o levantamento, seguindo a tendência nacional.

O estudo traz ainda uma análise do cenário epidemiológico de 2024 no país, que mostra que, até a atualização, foram notificados 164.330 casos de SRAG em todo Brasil.

A pesquisadora ressaltou ainda que em crianças e adolescentes de até 14 anos, o rinovírus permanece como o principal vírus responsável pelos casos de SRAG, enquanto a Covid-19 predomina entre os idosos. “Contudo, as hospitalizações associadas a ambos os vírus estão em tendência de queda ou estabilidade na maior parte do país”, informou.

Rio Branco está entre as capitais que apresentam sinal forte de aumento dos casos de síndromes respiratórias, também considerando a tendência de curto prazo. Já nas últimas seis semanas, a tendência é de estabilidade.