No Acre, o número de acidentes de trânsito aumentou em 2024 comparado a 2023. De janeiro a novembro, foram registrados 4.043 acidentes, contra 3.976 de todo o ano passado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito no Acre (Detran-AC).
Em relação a acidentes fatais, houve um aumento significativo. Em 2023, foram 85 vítimas fatais, enquanto até novembro de 2024, esse número subiu para 110.
Na capital, Rio Branco, também houve aumento nos acidentes fatais. Em 2023, foram 41 vítimas, com os meses de julho e setembro registrando seis mortes cada. Em 2024, até novembro, já ocorreram 43 acidentes fatais, sendo junho e setembro os meses com mais sinistros.
A comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans), tenente-coronel Eliana Maia, destacou que o fim de ano é um período propenso a aumento de acidentes devido a confraternizações e viagens. Ela enfatizou a importância de comportamentos responsáveis e respeito às leis de trânsito.
Para garantir a segurança no trânsito, Maia reforçou a intensificação das operações de fiscalização e ações educativas e ofereceu algumas orientações:
– Não dirigir após consumir álcool e usar alternativas de transporte;
– Respeitar os limites de velocidade;
– Evitar o uso de celular ao volante;
– Utilizar os dispositivos de segurança, como cintos de segurança e cadeirinhas para crianças;
– Respeitar pedestres e ciclistas, promovendo uma convivência harmoniosa no trânsito.
Maia finalizou reafirmando o compromisso do BPTrans em intensificar ações de fiscalização e conscientização, destacando que a mudança começa com cada condutor e pedestre para um trânsito mais seguro para todos.