O Allianz Parque completa nesta terça-feira dez anos de sua inauguração. Desde o dia 19 de novembro de 2014, o Palmeiras realizou mais de 300 jogos na sua casa reformada, levantou nove títulos e arrecadou R$ 576 milhões em bilheteria.
Os números comprovam que a arena é parte decisiva em uma das eras mais vitoriosas na história do clube.
E o ge abaixo mostra os principais dados da primeira década do novo Palestra Itália, que pode ainda neste ano terminar com mais uma volta olímpica: do Brasileirão, em que o Palmeiras caça o Botafogo em busca do tricampeonato consecutivo.
Sucesso de público e grana
Mais de 8 milhões de torcedores passaram pelo Allianz Parque ao longo de 308 jogos do Palmeiras. Isto gerou uma renda acumulada de R$ 576,4 milhões.
Exceto 2020 e 2021, anos em que a pandemia da Covid-19 fez com que os estádios ficassem com portões fechados e posteriormente com capacidade reduzida, a média de público da arena sempre foi próxima de 30 mil torcedores.
Nas últimas três temporadas vieram as maiores médias: 34 mil pessoas por jogo em 2022 e 36 mil por partida tanto ano passado quanto em 2024.
A boa presença de público impacta diretamente no bom momento financeiro do Palmeiras não apenas pelo meio bilhão de reais com bilheteria.
Com o Allianz Parque, o Avanti cresceu a base de sócios e hoje, também empurrado pelo Palmeiras Pay, tem mais de 198 mil inscritos no programa.
Era multicampeã
Nove dos 14 títulos que o Verdão conquistou desde 2015 tiveram o jogo decisivo no Allianz Parque.
Ou seja, a nova casa palmeirense assistiu a nove voltas olímpicas do time masculino, além de outras conquistas como a Copinha de 2022, o Paulista Feminino de 2022 e a Copa Feminina de 2021.
A primeira taça da arena é para muitos a mais marcante: da Copa do Brasil de 2015, vencida nos pênaltis em cima do Santos. O Palmeiras voltou a ganhar o torneio em 2020 diante do Grêmio, novamente no Allianz.
Dos quatro títulos brasileiros na década, dois foram definidos em casa: o de 2016, com a vitória sobre a Chapecoense, e de 2022, quando recebeu o Fortaleza horas depois de garantir a conquista antecipada por um tropeço do Internacional.
Já todos os títulos paulistas na sequência tiveram a partida decisiva no Allianz Parque. Isto inclui a atual sequência tricampeã, de 2022 a 2024. A Recopa de 2022 é o título internacional obtido pela equipe alviverde em casa.