O Flamengo lança em evento na noite desta quinta-feira, na Gávea, a campanha “Mais que cultura, identidade!”, em referência ao Novembro Negro, mês dedicado à cultura antirracista. O destaque da ação é a camisa “Identidade”, feita em parceria com o sambista rubro-negro Jorge Aragão.
A peça, de cor negra e com o emblema dourado, tem listras horizontais que são formadas pela letra da música “Identidade”, de autoria de Aragão e considerada um hino na luta contra o racismo. O artista marcará presença no evento de lançamento.
Além da camisa, foi desenvolvida uma linha de produtos alusivos ao tema que inclui camisetas, bonés, sandálias, ecobags, produtos com desenho e conceitos inspirados na força e na beleza da negritude. As vendas começam na próxima sexta-feira, dia 8.
Em 2023, após a realização de um grupo de trabalho antirracista voltado a funcionários do Flamengo, sob condução de mestres em Políticas Públicas em Direitos Humanos, foi produzida uma cartilha antirracista que visa educar sobre todos os tipos de racismo e ensinar uma forma de combatê-los. O material será distribuído pela equipe do Educativo do Museu do Flamengo aos visitantes do local. A campanha também contará com postagens educativas nas redes sociais do Flamengo.
A campanha “Mais que cultura, identidade!” é promovida pelos departamentos de Responsabilidade Social, Patrimônio Histórico, Comunicação Social e Marketing do Flamengo.