Nesta semana, o Conselho Tutelar de Sena Madureira divulgou um levantamento sobre os casos de abuso sexual registrados oficialmente neste ano. Até o final de outubro, 36 casos haviam sido confirmados no município.
Segundo o conselheiro tutelar Emerson Espíndola, é necessária a colaboração de toda a sociedade para combater esse crime. Em alguns casos, o autor é do próprio convívio familiar (pai, padrasto, tio, avô) da vítima.
“Esse é um número que nos assusta. Por outro lado, não podemos baixar a guarda. Faço um alerta para que possamos tomar cuidado com os nossos adolescentes. São 36 casos oficiais, mas tem aqueles que não chegam ao nosso conhecimento, então, esse número tende a ser maior. Pedimos que a população denuncie esses casos para que os direitos dos nossos adolescentes sejam garantidos”, comentou Emerson.
Os casos registrados envolvem vítimas tanto da zona urbana quanto da rural. A polícia conseguiu efetuar algumas prisões, mas outros casos estão sendo investigados.
“Esse é um tipo de crime que traumatiza os adolescentes, deixando marcas para o resto da vida. É por essa e outras razões que o combate tem que ser firme”, completou o conselheiro.
As denúncias podem ser feitas ao 190, da Polícia Militar, disque 100 ou no próprio número do Conselho Tutelar que é: (68) 99983 8058.