28.8 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Homem é detido com meia tonelada de matéria-prima da Ayahuasca no Acre

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nessa quinta-feira, 31, a Polícia Militar de Cruzeiro do Sul apreendeu meia tonelada do cipó jagube, que com a folha Chacrona dá origem à bebida Ayahuasca. O homem que descarregava o produto no Porto do Rio Croa foi preso por não ter licença ambiental para a extração do cipó.

O material era retirado do Ramal do Aníbal, na BR-364, e estava sendo encaminhado para o Rio Croa, onde a bebida seria preparada e, posteriormente, vendida para diversos lugares do Brasil e da Europa. Segundo o próprio autor, essa seria uma prática comum entre os moradores daquela comunidade.

“Recebemos uma denúncia através do nosso Copom, onde indivíduos estariam dentro do ramal do Aníbal fazendo a extração de cipós, que é a matéria-prima da ayahuasca. A equipe de policiamento ambiental se deslocou até esse ramal, fizeram o patrulhamento e foi encontrado. Quando fizeram o patrulhamento próximo ao Rio Croa, identificaram o veículo e pessoas que já estavam colocando as sacas dentro de uma embarcação”, relatou o capitão Daniel Teixeira, comandante da PM.

Depois da abordagem, os policiais deram voz de prisão ao sujeito e conduziram o material à delegacia da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis, além de acionar o Imac sobre o fato.

“A gente tem alertado a população que vai fazer algum tipo de extração de vegetal para que procure os órgãos competentes para registrar e pegar a devida licença”, concluiu o comandante.

O dono do cipó foi liberado da delegacia de polícia. Não há informações se houve o pagamento de fiança.

- Publicidade -
Copiar