O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será reconhecido como feriado nacional pela primeira vez em 2024. Com isso, o funcionamento de diversos serviços no Acre será modificado.O feriado foi instituído com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da luta contra o racismo e a valorização da cultura negra no Brasil.
Atendimento nos órgãos públicos
No âmbito estadual, órgãos como a Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco e o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) estarão fechados. O atendimento será normalizado na quinta-feira, 21 de novembro.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) não terá expediente em suas unidades judiciais e administrativas, mas o Plantão Judiciário seguirá funcionando para atender demandas urgentes, como habeas corpus e mandados de segurança.
Serviços privados e essenciais
As agências dos Correios não abrirão no feriado, e o atendimento ao público será retomado no dia 21. O mesmo ocorre com os bancos, que suspenderão suas atividades no dia 20, mas manterão o funcionamento normal no dia anterior, 19 de novembro.
Já serviços considerados essenciais, como hospitais e delegacias, continuarão operando sem alterações para garantir assistência à população.
- Fonte: Folha do Acre.