Destaque 2

Bióloga acreana apresenta estudo sobre hepatite na França

Nesta quarta-feira, 27, a bióloga acreana Rutilene Barbosa Souza, natural de Cruzeiro do Sul, apresentou o resultado parcial de seu estudo intitulado “Perfil Epidemiológico de Pacientes com Hepatite Delta e Caracterização Molecular do Vírus HDV, em Rio Branco, Acre, Brasil”, em Veyrier-du-Lac, na França.

A apresentação ocorreu no evento “Abordagem Global para Pesquisa Biológica, Doenças Infecciosas e Epidemias em Países em Desenvolvimento”, que começou na quarta-feira e se estende até a sexta-feira, 29.

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre – Campus Floresta, Rutilene é da primeira turma de biologia de Cruzeiro do Sul. Atualmente, ela é doutoranda na Universidade Federal da Bahia.

Assim, a bióloga destacou a relevância de sua pesquisa, que visa melhorar o diagnóstico da doença.

“A importância desse estudo é que a partir dele podemos fornecer diagnóstico molecular quantitativo para verificar a presença do vírus no paciente e a quantidade de cópias do vírus para auxiliar no acompanhamento da evolução da doença hepática. A partir do momento que se conhece o status viral do paciente o médico tem informações de como continuar o tratamento”, explicou.

É válido ressaltar que o estudo foi desenvolvido no Acre, com foco no diagnóstico molecular de Hepatite Delta, no centro de infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco.