Destaque 2

Aldeia indígena recebe operação policial após denúncia de invasão de facções

Em nota pública, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informou que está colaborando com a Polícia Federal em uma operação iniciada na Aldeia Katukina, localizada na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, que teria sido invadida por organizações criminosas.

O Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirmou que as ações estão sendo cuidadosamente planejadas e executadas, e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança dos Katukina e de outros povos da Terra Indígena Rio Gregório.

Algumas equipes compostas por policiais federais, militares, civis e guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) foram deslocadas para Cruzeiro do Sul, de onde seguirão para o local da ocorrência. A nota também destaca que o Estado está oferecendo apoio com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que garantem o suporte necessário para o deslocamento até a área de difícil acesso.

“O Estado presta apoio, ainda, com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo o suporte necessário para o deslocamento à área de difícil acesso. Ressalta-se que a coordenação das ações é de competência da Polícia Federal, e que o governo está atuando de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal”, diz a nota.