38.7 C
Juruá
quinta-feira, novembro 28, 2024

Acusados da morte de candidato a vereador no Acre são condenados a mais de 38 anos

Por Iryá Rodrigues.

- Publicidade -

Os réus Jocir Bezerra de Freitas e Valdir Valério do Nascimento foram condenados, nesta quarta-feira, 27, pelo assassinato do candidato a vereador Elivaldo Santana dos Santos, em agosto de 2016, na zona rural de Porto Acre.

Após um longo julgamento que durou mais de 13 horas na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, o júri popular definiu as penas dos dois acusados por homicídio duplamente qualificado. Ao todo, sete testemunhas foram ouvidas, além do interrogatório dos réus.

Jocir Bezerra de Freitas foi sentenciado a 22 anos de reclusão, enquanto Valdir Valério do Nascimento recebeu uma pena de 16 anos, 7 meses e 15 dias. Ambos terão que cumprir as penas em regime fechado, devido à gravidade dos crimes e o tempo de condenação.

O crime, ocorrido em agosto de 2016, foi descrito pelo Ministério Público do Estado (MP-AC) como uma execução planejada. Segundo a denúncia, Elivaldo Santana foi surpreendido por Jocir e outro comparsa, que dispararam vários tiros contra ele enquanto a vítima estava em seu carro.

A motivação para o crime teria sido uma desavença entre Valdir Valério e Elivaldo. As investigações apontaram que Valdir Valério, que era ex-marido da então companheira de Elivaldo Santana, nutria sérias desavenças com a vítima e que já havia lhe ameaçado de morte em outras ocasiões.

Em decorrência desses desentendimentos, Valdir teria determinado a execução da vítima, ordem esta que foi aceita e executada por Jocir e outra pessoa não identificada.

- Publicidade -
Copiar