COTIDIANO

Policiais militares acreanos concluem curso de policiamento com motocicletas

Policiais militares do Acre concluíram o 4ª Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM), realizado pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre os dias 17 de agosto e 1° de outubro.

O curso iniciou com 42 alunos pertencentes às polícias militares do Acre (PMAC), Ceará (PMCE), Paraíba (PMPB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro. Somente 28 concluíram o curso, dentre eles os soldados acreanos Ageu Silva, Denison Afonso, Giovanny Belmonte e Weverton César, agora denominados Cavaleiros de Aço.

Soldados acreanos em foto com os demais alunos. Foto: cedida

O CEPM teve duração de 45 dias e contou com uma carga horária de 278 horas-aula. A grade do curso é constituída por treinamento físico, aulas teóricas, tiro policial, atendimento pré-hospitalar, escolta, batedor, tático móvel, choque ligeiro, defesa pessoal, instruções práticas de pilotagem e estágio supervisionado.

O estágio é o momento em que o policial põe em prática as técnicas aprendidas no decorrer do curso. Durante essa etapa, os acreanos realizaram a prisão de indivíduos por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo, além de inúmeras abordagens pelo território cearense.

Corpo de alunos na fase de conclusão do curso. Foto: cedida

Para o soldado Giovanny Belmonte, a conclusão do curso é uma realização pessoal e profissional. “Estamos felizes por concluirmos o CEPM do CPRAIO. Além das exigências físicas e técnicas, enfrentamos uma viagem de mais de 10.000 km em 10 dias, de carro. Todo o conhecimento adquirido no curso nos fará prestar um policiamento de qualidade à sociedade acreana”, enfatizou o Cavaleiro de Aço.

Militares acreanos concludentes do CEPM. Foto: cedida

O CPRAIO é referência nacional e o maior comando de policiamento com motocicletas do mundo, com mais de 70 bases em todo o estado do Ceará, além de possuir mais de 3.200 militares.

O policiamento com motos é a modalidade que mais exige habilidades físicas e psíquicas dos policiais, pois os Cavaleiros de Aço são empregados em ocorrências de grande risco e que demandam agilidade no deslocamento até a ocorrência.

Durante todo o curso, os policiais são treinados para unir agilidade e técnica sobre duas rodas, a fim de preservar a ordem pública.