COTIDIANO

Pastor Duane Howe, que serviu por quase 20 anos em Cruzeiro do Sul, morre aos 85 anos nos EUA

O pastor Duane Howe, que dedicou 48 anos de sua vida à evangelização na Amazônia, faleceu no dia 26 de setembro de 2024, aos 85 anos. Howe, que morou em Cruzeiro do Sul por quase duas décadas, marcou profundamente a vida da comunidade local com seu trabalho missionário. Ele e sua esposa, Nadine Bennett Howe, fizeram parte da Missão Novas Tribos (atualmente Ethnos360), levando a mensagem de salvação e o amor de Jesus Cristo a diversas comunidades da região.

Nascido em 6 de maio de 1939, em Gig Harbor, Washington (EUA), Duane sentiu o chamado para a vida missionária ainda jovem. Após concluir seus estudos bíblicos no Canadá, casou-se com Nadine em 1962 e, em 1965, mudou-se para o Brasil, onde começou sua jornada de evangelização, primeiramente em Manaus e depois em áreas mais remotas, como a cidade de Eirunepé e a aldeia dos Culina. Os Culina, povo indígena com quem Duane e sua família trabalharam de forma intensa, carinhosamente o apelidaram de “Douemi”.

Além de seu trabalho diretamente com os indígenas, Duane e Nadine também serviram como pais de alunos em uma escola missionária por três anos antes de se mudarem para Cruzeiro do Sul, onde passaram seus últimos 19 anos no Brasil, congregando na igreja Presbiteriana. Durante esse período, eles atuaram no suporte a outros missionários e no fortalecimento das comunidades cristãs locais.

Duane era conhecido por sua paixão incansável em compartilhar a palavra de Deus, e seu legado continua vivo através de sua família. Ele deixa sua esposa, Nadine, seus seis filhos e uma grande geração de netos e bisnetos, muitos dos quais também seguiram o caminho missionário. A dedicação de sua família à missão é uma herança que continuará a frutificar por muitos anos.

O pastor Duane foi um exemplo de fé e dedicação, e sua partida deixa uma saudade profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Seu “estudo bíblico” na noite de sua morte, como lembram seus familiares, possivelmente foi ao lado daqueles que escreveram as Escrituras. A comunidade de Cruzeiro do Sul e tantos outros por onde ele passou jamais esquecerão sua mensagem de amor e salvação.

Uma cerimônia de celebração da vida de Duane será realizada no dia 9 de outubro de 2024, em Twin Falls, Idaho, nos Estados Unidos.