Uma Notícia de Fato Criminal foi instaurada pela Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) para investigar possível caso de abuso de autoridade na operação que ocasionou a morte de quatro suspeitos, em Plácido de Castro.
O procedimento visa monitorar as investigações de uma operação conduzida pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, que resultou na morte de quatro suspeitos, na última segunda-feira, 21.
Dessa forma, a Promotoria de Justiça solicitou o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) para localizar possíveis testemunhas e verificar a presença de câmeras de monitoramento na área onde os fatos ocorreram. O objetivo do procedimento é garantir uma investigação rigorosa e assegurar a responsabilização em casos de possíveis abusos de autoridade.
Durante esta ação criminosa, um grupo armado teria invadido uma fazenda na região, fazendo uma família refém,forçarando a vítima a transferir R$ 18 mil. Após o crime, os suspeitos tentaram fugir em direção à Bolívia, mas foram interceptados pela polícia. Houve troca de tiros, resultando na morte de três indivíduos no local, enquanto o quinto suspeito morreu após ser encontrado ferido.
Já, na manhã de terça-feira, 22, o único suspeito sobrevivente do confronto com as autoridades policiais foi preso em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, no município de Plácido de Castro.