Segundo colocado na Bola de Ouro, Vini Jr retorna aos campos no próximo sábado, às 17h, em confronto da 12ª rodada de La Liga contra o Valencia, lanterna do campeonato. A partida será realizada no Mestalla, estádio em que o jogador brasileiro foi vítima de racismo. Em treze jogos, Vinicius já marcou oito gols contra o Valencia, sua vítima favorita na carreira.
Dessa vez, o ataque da imprensa ao brasileiro local começou antes do jogo. Com a vitória de Rodri na Bola de Ouro, o Superdeporte provocou o camisa 7 do Real Madrid com a frase “VINI, Vidi, Vici”, expressão em latim que significa “Vim, vi, venci”. No texto original, o certo seria “Veni”, mas o jornal optou por usar o nome do jogador brasileiro.
Além disso, o jornal destaca que Vinicius voltará ao Mestalla “sem ser o eleito”. Em treze jogos contra o Valencia, Vini levou a melhor em oito. Ao todo, foram oito gols para o craque brasileiro, que busca vencer o lanterna de La Liga.
Vinicius Junior foi vítima de lamentável episódio de racismo na Espanha no dia 21 de maio de 2023, no confronto entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo foi interrompido no segundo tempo após parte da torcida presente no estádio Mestalla chamar o brasileiro de “macaco”.
Três torcedores do Valencia foram condenados, em junho, a oito meses de prisão na Espanha pelos ataques racistas a Vinícius Junior. Os envolvidos também foram punidos com a proibição de entrar em qualquer estádio de futebol por dois anos, além de multas.
No retorno ao estádio, em março, atacante foi alvo de vaias, provocações com cartazes da torcida do Valencia e respondeu com dois gols, no empate por 2 a 2 do Real Madrid.
O Real Madrid é o segundo colocado de La Liga com 24 pontos, seis a menos que o Barcelona, líder do campeonato. Enquanto isso, o Valencia está na lanterna com apenas 7 pontos e se desespera com uma sequência de seis jogos sem saber o que é vencer.