Na última quinta-feira (31), o Partido Verde (PV) oficializou seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Com isso, a federação composta por PT, PCdoB e PV, agora somando 80 deputados, demonstra força na corrida pela presidência da Casa.
O anúncio ocorreu na liderança do Republicanos, onde o líder do PV, Luciano Amaral (PV-AL), garantiu que Motta poderá contar com o apoio de seus cinco parlamentares. “Hugo conta conosco na eleição, e contará conosco na presidência”, afirmou Amaral, durante o evento, que também contou com a presença do candidato.
Motta expressou sua gratidão pelo apoio, enfatizando seu compromisso com o diálogo e a construção de um ambiente colaborativo na presidência.
Com o respaldo do PV, Motta acumula o apoio de oito partidos, incluindo PT, PL, PP, Republicanos, MDB, Podemos e PCdoB, totalizando 324 votos nas bancadas. Para vencer a eleição em primeiro turno, Motta precisa de 257 votos, uma vez que a votação será secreta.
O crescimento do apoio a Motta tem esvaziado a candidatura de outros postulantes. O PL, com a maior bancada da Câmara, e o PT, a segunda maior, reforçam a tendência. O União Brasil, que também decidiu apoiar Motta, aguarda definições sobre sua posição no bloco, enquanto Elmar Nascimento (União Brasil-BA) avalia sua continuidade na disputa.
Antonio Brito (PSD-BA), outro candidato, perdeu fôlego com os novos apoios e enfrenta pressão para se retirar da corrida. A expectativa é de que a candidatura de consenso, desejada por Lira, ganhe cada vez mais força à medida que Motta se consolida como favorito. Desde o anúncio de sua candidatura, ele já conta com o respaldo de oito dos 20 partidos da Câmara.