28.8 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II conquistam medalhas no Rondônia Open de Taekwondo

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Medalhas de ouro e prata foram as conquistas de nove alunos do projeto de taekwondo do Colégio Militar Dom Pedro II, de Rio Branco, ao participar do Rondônia Open de Taekwondo, em Porto Velho (RO), na semana passada.

As sete medalhas de ouro foram na categoria kyorugui, uma modalidade da arte marcial coreana que consiste em combates corpo a corpo entre os praticantes.

O evento foi realizado no Ginásio Esportivo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia e contou com mais de 400 atletas locais e também de Roraima, Amazonas e Acre.

O subtenente do Corpo de Bombeiros do Acre, Ivan Iwamoto, que também é mestre faixa preta 5º dan em taekwondo, relata que foi a primeira participação dos atletas em um campeonato fora do estado e entende que o momento foi importante pela troca de experiências com atletas de outras localidades.

“Nossos lutadores mostraram uma garra muito grande”, afirma subtenente do Corpo de Bombeiros, Ivan Iwamoto. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Lá tivemos atletas de alto nível, que competem até fora do seu território. Eles têm uma bagagem técnica muito boa, e, a partir do momento em que fazemos essa interação com eles, através da luta, absorvemos essa técnica. Os nossos lutadores mostraram uma garra muito grande”, avalia.

Com vitórias na competição, os acreanos garantiram a classificação para a Copa do Brasil, evento oficial da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o que amplia suas perspectivas como atletas.

Com vitórias na competição, atletas acreanos garantiram classificação para Copa do Brasil. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Isso mostra para a gente a força do Acre. E eu agradeço 100% aos projetos da Secretaria de Segurança Pública, como o Acre pela Vida, que está fazendo uma transformação social muito grande no estado, abraçando o esporte acreano. O nosso governador Gladson Cameli abraçou a causa, e hoje a quantidade de alunos das escolas que têm participado de eventos fora do estado, de jogos escolares, com o apoio do governo, tem sido grande; isso mostra o compromisso que o Estado está tendo com o futuro desses jovens”, observa.

O projeto é gratuito e contempla alunos de 7 a 17 anos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Executado como ferramenta de transformação social, voltado para os alunos da escola e aberto para a comunidade do bairro Santo Afonso, o projeto é gratuito e contempla 40 alunos de 7 a 17 anos, divididos em dois turnos.

“A parte dos projetos é algo que a gente enfatiza bastante aqui na escola; pois trazem inclusão social e contribuem com a disciplina que ofertamos no colégio e que vem sendo trabalhada também no taekwondo”, ressalta a subdiretora do Dom Pedro II, Laiza Mendonça.

Autoconfiança, saúde mental e física também são atributos desenvolvidos pelo participantes do projeto, como é o caso da atleta Maria Eduarda Preisigke. Aos 12 anos, treina há um ano e 6 meses e já conquistou quatro medalhas nos campeonatos Copa Acre 2023 (prata), 1° fase dos Jogos Escolares 2024 (ouro), Campeonato Estadual 2024 (ouro) e 2° fase dos Jogos Escolares 2024 (prata).

  • Assessoria.
- Publicidade -
Copiar