Acre

Segunda noite de rodeio arrepia população acreana na Expoacre

Mais uma etapa eliminatória de uma das principais atrações da Expoacre, o rodeio, foi realizada neste domingo, 1º.  Encantando mais de dez mil pessoas, o evento é uma realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).

No domingo, 25 melhores competidores da noite anterior entraram na arena de rodeio. Foto: José Caminha/Secom

A competição consiste em desafiar os peões a permanecer em cima do touro pelo tempo mínimo de 8 segundos, segurando em uma corda com apenas uma das mãos, quando o desempenho técnico do montador é avaliado por meio de uma pontuação minuciosa.

Durante quatro noites, competição desafia 35 peões do Acre, Rondônia e Amazonas. Foto: José Caminha/Secom

Para a disputa, 31 animais estavam a postos com todas as medidas e cuidados necessários, como assegura o diretor do rodeio, Márcio Pereira: “Estamos seguindo todas as recomendações apresentadas por órgãos parceiros, reguladores, prezando pelo bem-estar dos animais, para o desempenho humanizado e pleno do nosso evento. O governo está todo integrado para proporcionar o melhor para os acreanos”.

“Buscamos dar um correto acolhimento para os animais e todo o suporte para os nossos peões brilharem na arena”, aponta diretor do espetáculo. Foto: José Caminha/Secom

Originado na Espanha e consolidado por raízes countries dos Estados Unidos, o rodeio encontrou uma grande admiração na vida da população brasileira, sendo uma prática competitiva que estimula muitas pessoas.

No cuidado com animais, Seagri segue todas as regras apontadas pelo Ministério Público do Acre (MPAC) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia). Foto: José Caminha/Secom

Mariana Martins é uma grande entusiasta do rodeio e de toda a energia sertaneja emanada pela Expoacre. Assídua participante, ao assistir ao rodeio, exalta: “Eu sou do ramo da pecuária e amo esse universo. Gosto de participar de tudo um pouco, principalmente o rodeio, fico arrepiada só de olhar toda a emoção da competição”.

Mariana, nascida em Rio Branco, compartilha com o marido o amor pela pecuária, ofício a que ambos se voltam no dia a dia. Foto: José Caminha/Secom

As premiações variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil, além de uma motocicleta e um quadriciclo oferecidos pela empresa Honda Grupo Star. Prêmios que motivam Anailson de Lima, de Assis Brasil, que começou sua carreira de peão aos 16 anos. Participando da competição da Expoacre pela primeira vez, ele carrega consigo determinação e inspiração em Yan Victor Santos, domador acreano que está ganhando o Brasil e o mundo com impressionantes pontuações no rodeio.

Há 343 km da sua cidade natal, peão sonha com grande prêmio. Foto: José Caminha/Secom

Na segunda noite, Anailson foi sorteado para domar o bovino chamado Cara Metade, do Rancho Mesquita, e acumulou 81,75 pontos.

Secretário José Luís Tchê prestigiou show de garra dos competidores e recebeu a população. Foto: José Caminha/Secom

Para animar a população ansiosa pelo rodeio, o pré-show ficou por conta da estimada Furiosa, banda da Polícia Militar do Acre (PMAC), cujos músicos se mostraram gratos por embalar o início da noite de milhares de acreanos. No repertório, músicas já consagradas no imaginário do seu público cativo, como Em Plena Lua de Mel, popularizada pelo eterno Reginaldo Rossi.

Bateria, guitarra, saxofone e alegria de servir são alguns dos instrumentos usados pela banda militar. Foto: José Caminha/Secom

A partir das 20h desta segunda-feira, 2, a população pode acompanhar o desempenho dos classificados, que rivalizam por uma classificação na final, celebrada na terça-feira.

Confira o ranking dos peões de domingo:
1 – Marcelo Adriano Silva
2 – Osman de Oliveira
3 – Alex Souza Aguiar
4 – Matheus Sousa Bernardino
5 – Franco Bezerra dos Santos
6 – Felipe Santos
7 – Juan Pablo Souza da Silva
8 – Anderson Aguiar
9 – José Taison Freitas da Silva
10 – Joelson Oliveira de Lima
11 – Glendo Souza
12 – Francisco Elias do Nascimento
13 – Junior Moura
14 – Alex Costa dos Santos
15 – Lucas Miguel da Silva
16 – Raul Wanglei da Silva
17 – Anailson Silva de Lima
18 – Evandro Barbosa
19 – João Peres Sousa
20 – Daniel Alves Régio Bezerra