No próximo dia 6, os municípios de todos os estados do Brasil escolherão os seus representantes na prefeitura e Câmara de Vereadores.
Pela primeira vez, as eleições municipais acontecerão com horário unificado em todo o país. Assim, os estados com outro fuso horário, como é o caso do Acre, terão que se adaptar e iniciar a votação mais cedo, como aconteceu no pleito presencial, em 2022.
O fuso horário adotado é o de Brasília, ou seja, o horário da votação será das 8h às 17h, mas no Acre inicia às 6h e finaliza às 15h para que não ocorra um atraso com relação a apuração de votos.
De acordo com informações da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia à CNN, haverá uma mudança na forma de divulgar a apuração de votos, em virtude do horário unificado.
Para os municípios com mais de 200 mil habitantes, que podem ter segundo turno, a divulgação será, em tempo real, por zona eleitoral e pelo município como um todo.
Já nos municípios menores, serão divulgados em tempo real os dados totais. Segundo ela, a decisão foi tomada para evitar uma sobrecarga no sistema.