Uma das atrizes mais amadas da Globo acabou contraindo uma infecção que se generalizou e teve que passar por uma internação urgente. Seu caso era grave e morreu, causando um enorme luto no Brasil, ainda mais pois estava com uma personagem na novela.
A emissora carioca faz sucesso desde o início de sua história, cativando todos os seus telespectadores. Ao longo dos anos, surgiram novos talentos, que quando falecem é como se todos tivessem perdido um ente querido.
De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, a atriz Miriam Pires morreu no dia 7 de setembro de 2004. Ela que estava internada há 2 meses na Clínica Bambina, na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo a clínica, a estrela sofria com toxoplasmose, uma infecção causada por um protozoário, que ataca o sistema nervoso central e os órgãos vitais. Os principais atingidos são o pulmão, fígado e coração, mas no caso da atriz atingiu também o cérebro.
O enterro de Miriam Pires ocorreu no cemitério São João Batista, em Botafogo. Foi a última vez que os fãs, amigos e familiares puderam se dividir de uma das principais estrelas da Globo. Na época ela estava com 77 anos e todos imaginavam que ainda tinha uma boa carreira pela frente.
Miriam Pires começou sua carreira em 1954, pegando o início da televisão no Brasil, e em 1969 acabou contratada pela Globo, se tornando um dos principais nomes da emissora.
Durante a novela Senhora do Destino, onde interpretava a cozinheira da casa de Maria do Carmo (Susana Vieira), ela se mostrou muito empolgada com o papel.
“Tem que gostar, ter prazer em preparar a comida. Até um ovo frito tem que ser feito com carinho. O amor é o melhor de todos os temperos”, disse Miriam Pires ao ‘O Globo’.
No entanto, alguns meses depois, a atriz precisou ser internada e Globo, já sabendo o quadro delicado de saúde da artista, se preparou para alguma eventualidade. Assim escalou Cristina Mullins para interpretar Aurélia, filha da cozinheira, para justificar a falta da atriz.
Miriam Pires, que foi casada quatro vezes, teve apenas uma filha adotiva, chamada Myrian Duque Pires. Ela ficou por 50 anos na televisão, até que uma infecção a levou.