As condições meteorológicas no Acre permanecem estáveis no leste, devido à influência de uma massa de ar quente e seca, enquanto no oeste o fluxo de umidade proveniente da floresta Amazônica gera áreas de instabilidade. Nesta região, espera-se céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente à tarde e no início da noite.
No leste do estado, incluindo Rio Branco, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, sem expectativa de chuva. As temperaturas na capital devem atingir máximas em torno de 35°C, enquanto no estado a máxima chega a 36°C, com mínimas entre 22°C e 23°C.
Os ventos são fracos em todo o estado, predominando dos quadrantes noroeste e nordeste, segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). (Veja temperaturas por região abaixo).
Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado. Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.
Em Marechal Thaumaturgo, o combustível está custando R$ 10,50 e a botija de gás pode sair por até R$ 200, quando tem.
Nas cidades banhadas pela bacia do Rio Acre, principal manancial do estado, a situação também é crítica. Na capital, Rio Branco, o nível das águas chegou a 1,30 nesta sexta-feira (30), se igualando ao 2º menor nível da história, registrado em 2016, e está a apenas 5 centímetros da maior seca de Rio Branco, 1,25 em outubro de 2022.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital.
Esta situação generalizada perdura há dois meses. Já o manancial em Rio Branco se encontra abaixo de 4 metros há mais de três meses.
Já em Brasiléia, a aproximadamente 230 km da capital, o rio, que há seis meses chegou a 15,58 metros e inundou 80% da área urbana, chegou nesta sexta-feira a medir apenas 69 centímetros e sem tendência de crescimento, já que não há previsão de chuvas.
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 36ºC.
Mínima de 23°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 34ºC.
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 34ºC.
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 23ºC e 34ºC.