Segundo o piloto Ludwig Barbary Pedrosa, há mais de uma semana estão sendo feitas queimadas na região próxima ao Aeroporto Marmud Cameli, em Cruzeiro do Sul, resultando na fumaça que tem prejudicado os voos. O aeroporto tem interrompido e retomado as operações aéreas conforme a situação.
Com fotos feitas da aeronave, Ludwing mostra que a fumaça que cobre o município é formada principalmente na própria região. “A situação está feia, a fumaça não acaba porque o pessoal não para de queimar. Nessa mata do aeroporto, já tem 10 dias que estão queimando na cabeceira da pista, aqui na Vila Assis Brasil, no Deracre. O pessoal fica dizendo que a fumaça vem de fora, mas a fumaça está aqui. De fora vem somente uma parte. Só quem sabe é quem está voando todo dia aqui na região”, comentou o piloto.
“Já teve ocasião em que o aeroporto ficou fechado o dia inteiro. O aeroporto realiza operações por instrumentos e a maioria das aeronaves que faz voos para municípios como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo é de pequeno porte e opera visualmente”, relatou o piloto Enzio Santos.
Os voos da Gol Linhas Aéreas, que chegam a Cruzeiro do Sul no período noturno, por enquanto, ainda não foram cancelados devido à fumaça.