COTIDIANO

Incêndio na Serra do Divisor é controlado após 3 dias

No último sábado, 31, cerca de 14 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor foram atingidos por um incêndio. O fogo, que havia iniciado pelo roçado, invadiu rapidamente a vegetação, ameaçando as espécies, muitas delas consideradas únicas.

Felizmente, as chamas foram contidas em uma ação executada por 30 pessoas, incluindo o Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio e os próprios moradores do local.

“Todo o perímetro de mais de um quilômetro de distância já foi feita a linha de defesa, que é o acero, então o incêndio foi controlado, ele está restrito a essa parte queimada de 14,5 hectares. Ainda tem fumaça, então os trabalhos agora se voltam, uma vez que o incêndio não avança mais, e para fazer a retirada desse material combustível. O incêndio é de superfície, então fica muito tronco ainda, às vezes galhos menores que ficam queimando ali na parte que o fogo já passou e precisa dessa intervenção para que uma fagulha não ser relançada e ultrapasse a linha de defesa e o incêndio não volte a avançar”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Josadaque Cavalcante.