Política

Hugo Motta solidifica caminho à presidência da Câmara dos Deputados, diz jornal

A candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados já conta com apoio de oito legendas, incluindo o partido do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além do aval do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e simpatia do Planalto, segundo reportagem do Valor Econômico.

Motta e seu pai, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, do Republicanos, dominam a cena política de Patos, no sertão paraibano, há anos. Enquanto um novo aeroporto surge na cidade com investimentos governamentais, uma parcela significativa da população ainda não possui acesso básico a saneamento.

Wanderley Filho caminha para o quarto mandato como prefeito de Patos – cargo que também foi ocupado por seu pai, Nabor Wanderley, avô de Hugo. Na campanha eleitoral, ele anuncia que tem o apoio do governo Lula e do governo do Estado e que conta com os recursos viabilizados pelo filho.

Desde 2011 na Câmara dos Deputados, Hugo Motta pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completará 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, marcada para fevereiro de 2025, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.

Motta sempre circulou bem entre diversas correntes políticas em Brasília e é considerado próximo de todos os últimos presidentes da Câmara: Eduardo Cunha (2015-2016), Rodrigo Maia (2016-2021) e o próprio Lira (desde 2021).

O deputado paraibano também tem boa relação com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP e uma das principais lideranças do “centrão” no Congresso Nacional.