Destaque 2

Forças de segurança iniciam operações no Vale do Juruá para garantir ordem durante as eleições

As eleições municipais, que ocorrerão no próximo domingo, 06, serão asseguradas pelas forças de segurança que intensificarão as ações para que a população do Vale do Juruá e região possam exercer o direito ao voto de maneira tranquila e segura.

Segundo o comandante do 6º Batalhão, Major Daniel Teixeira, de Cruzeiro do Sul, o plano de segurança da Polícia Militar cobre os cinco municípios da região. “O 6º Batalhão da Polícia Militar abrange municípios da microrregião do Juruá, e com nosso planejamento, vamos garantir a ordem pública e a segurança para que os eleitores possam exercer sua cidadania”, explica o comandante.

A Polícia Militar será responsável pelo policiamento preventivo, com guarnições acompanhando comícios, patrulhando vias e monitorando possíveis crimes eleitorais. Dessa maneira, o patrulhamento será intensificado nas zonas urbanas e rurais para prevenir crimes ambientais, como a distribuição de “santinhos” que poluem as ruas.

Além das ações preventivas, no dia das eleições, a polícia coibirá crimes como compra de votos e transporte ilegal de eleitores. Para isso, o número de emergência 190 estará à disposição para denúncias, onde as guarnições serão deslocadas para atender as ocorrências. Em caso de flagrante, o comandante enfatizou que os infratores serão levados à Polícia Federal, responsável pelos crimes eleitorais.

Dessa forma, as forças de segurança estarão em alerta, prontas para agir, assim como a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, que farão o transporte de urnas eletrônicas, materiais e pessoal da Justiça Eleitoral, além de fornecer segurança durante todo o processo.

Cerca de 300 militares do Exército serão enviados ao Juruá para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral. De acordo com o Coronel Gustavo Matias, comandante da operação militar, os soldados atuarão em 11 municípios do Acre e do Amazonas, utilizando transporte terrestre, fluvial e aéreo para garantir a presença nos locais de votação.

Nos locais de difícil acesso, como o município de Marechal Thaumaturgo, o policiamento será realizado com apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira, dada a dificuldade de navegação no Rio Juruá e seus afluentes.

Vale ressaltar que a colaboração entre o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é vista como fundamental para o fortalecimento da democracia, garantindo o pleno exercício dos direitos constitucionais dos eleitores.