COTIDIANO

Aulas da rede estadual no AC são retomadas após uma semana de suspensão por conta da fumaça

Após uma semana de suspensão, as aulas da rede pública estadual serão retomadas nesta quinta-feira (12) em todas as regionais do estado. A nova medida foi divulgada na noite desta quarta (11) pelo secretário de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho.

Os alunos da rede estadual estavam sem atividades desde a última quinta (5). Ao todo, a rede estadual conta com 143 mil estudantes. Prefeitura de Rio Branco deve retomar as aulas da rede municipal na próxima segunda (16).

👉 Contexto: Desde o último dia 2 o estado está encoberto por uma densa camada de fumaça causada pelas queimadas que têm ocorrido não apenas no Acre, mas também nos estados vizinhos, Amazonas e Rondônia, e nos países vizinhos, Peru e Bolívia, e se estabeleceu, segundo a plataforma IQ Air, como uma das mais poluídas do país.

“Essa decisão foi tomada após a redução no nível de partículas e a consequente melhora na qualidade do ar, que saiu da zona mais crítica em todas as cidades do estado. O governo continuará monitorando a situação diariamente e, caso a qualidade do ar volte a se deteriorar, novas medidas serão tomadas para garantir a segurança da comunidade escolar”, afirmou o gestor.

Na última segunda (9), o governo divulgou que tomaria novas decisões para garantir a seguranças dos alunos durante o período de queimadas, dentre elas a elaboração de um plano emergencial com propostas de atividades complementares para continuar com o processo pedagógico dos estudantes enquanto as aulas estavam suspensas.

Com isso, no decorrer da semana o Gabinete de Crise avaliaria o nível de poluição ambiental no estado e recomendaria novas medidas referentes as aulas para os gestores.

Também nesta quarta, após o governo do Acre manter suspensas as aulas na rede pública, o núcleo da SEE-AC em Cruzeiro do Sul também aderiu à interrupção nas atividades presenciais por conta da poluição causada pelas queimadas na região.

Cruzeiro do Sul teve média de 219 µg/m³ (microgramas de partículas por metro cúbico) na manhã desta quarta, índice mais de 14 vezes acima do considerado aceitável pela Organização de Saúde (OMS). Com isso, os estudantes chegaram a ir às escolas, mas as aulas foram suspensas por volta das 8h.

Com a nova decisão, as aulas em Cruzeiro do Sul também voltam nesta quinta.

  • Fonte: g1 AC.