TUDO AQUI 1

Amostras de café do Acre são avaliadas por especialistas

A segunda edição do concurso de qualidade do café no Acre teve a inscrição de 22 produtores de todas as regiões do estado. Participam produtores de 12 municípios: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. No passado, o campeão foi de Acrelândia.

Após as inscrições, o concurso tem agora uma das fases mais importantes, que é a avaliação das amostras de café entregue pelos produtores. Os grãos foram enviados para quatro profissionais do estado de Rondônia, hoje, um dos maiores produtores de café do Brasil. As amostras serão analisados por Q-Grader, como são chamados os profissionais que treinados, qualificados e certificados, responsáveis por avaliar e testar a bebida.

Juan Travain, presidente da Associação dos Produtores de Café de Rondônia, que será um dos avaliadores, conta como é feita a seleção.

“Na prova de café nós avaliamos 10 requisitos, que vai desde o aroma, da fragrância, passando pela acidez, pelo amargor, pela doçura, salinidade e o equilíbrio do café. Então a gente classifica dessa maneira, cada café tem a sua pontuação e depois a gente faz um ranking dos melhores”, explica.

Os 15 melhores cafés vão representar o estado na Semana Nacional do Café em Belo Horizonte, que acontece de 20 a 22 de novembro. O Acre vai participar pela primeira vez do evento. “É nossa primeira participação na feira e estamos bastante animados em poder mostrar a qualidade do café produzido em nosso estado”, afirma Michelma Lima, agrônoma, especialista em café da Secretaria de Agricultura. A participação dos produtores acreanos vai acontecer por meio de uma parceria do governo com o Sebrae.

Os dez melhores cafés, além de participar da feira nacional, vão disputar a grande final em busca do título de melhor café do Acre, que deve ocorrer no final de novembro, na capital acreana, ainda sem uma data definida.

  • Fonte: AC24horas.