TUDO AQUI 1

Acre acumula mais de 5,7 mil postos de trabalho em 7 meses

O último balanço do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado no dia 28 de agosto, mostra que o Acre acumulou, em sete meses, 5.784 postos formais de trabalho. Só em julho, segundo o levantamento, foram 544 novas vagas no mercado formal do estado.

Nos últimos 12 meses, esses postos sobem para 6.560. Mensalmente, o Caged divulga o levantamento da geração de emprego, pontuando os segmentos que mais empregaram. Em julho, os setores de serviço e comércio foram os que mais contrataram 235 e 163 pessoas, respectivamente. Construção civil e indústria também finalizaram com saldo positivo.

Acre teve mais de 5,7 mil empregos formais criados em sete meses. Foto: Jean Lopes/Seop

Uma série de ações que envolve diversos atores acaba impactando nesses números. O governador Gladson Cameli avalia que parcerias e fortalecimento das relações são essenciais para a expansão dos negócios e, consequentemente, aumento do emprego e renda no estado.

“Não há como governar sozinho. A minha gestão é participativa, e não tem como ser diferente, porque cada um tem o seu papel na administração. E é por meio da iniciativa privada, que tem um papel fundamental nos levantamentos e orientação, que fortalecemos cada vez mais nossa economia. Uma iniciativa privada forte é um governo forte”, pontuou.

Os dados do Caged mostram, ainda, que, pelo sexto mês consecutivo, o Acre registrou saldo positivo na geração de empregos. As perspectivas são ainda maiores para os meses seguintes, uma vez que entre o final de agosto e início de setembro ocorre a maior feira de agronegócios do estado, a Expoacre, que impulsiona a economia do estado e registra importantes movimentações financeiras.

Uma medida crucial que o governo tem trabalhado também é a capacitação e troca de experiências entre os empreendedores. A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) promoveu na terça-feira, 3, no Espaço Indústria, no Parque de Exposições Wildy Viana, o 2º Meetup, com empreendedores donos de startups que formam o ecossistema de inovação.

Donos de startups de sucesso apresentaram seus negócios. Para Vinicius Ribeiro, dono da startup Wirespay, afirmou que esse modelo de incentivo tem sido bem-sucedido em outras regiões do país. “A união do governo com as startups e as universidades deu certo em outros estados, como Santa Catarina. Inovação e tecnologia acontecem com a união de todos os atores”, destacou.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, ressaltou a importância do fortalecimento do ecossistema de inovação: “Este é um momento menos formal, mas fundamental para vivenciar oportunidades de networking. O Acre tem casos de sucessos que apresentaram conhecimentos e tendências de mercado”.