A seca dos rios no Estado do Acre gera temor pela falta de alimentos, isolamento de comunidades e cenas inusitadas em várias partes.
Em Marechal Thaumaturgo, a lâmina d’água é mínima e as crianças já atravessam o Rio Juruá de bicicleta. No município, há dificuldade de abastecimento de alimentos e combustíveis. Sem água para navegação de barcos maiores, alimentos e combustíveis são levados em pequenas canoas, em dias de viagem entre Cruzeiro do Sul e o Alto Juruá.
Cleber Pedrosa, proprietário do único posto de combustível da cidade, disse que com a baixa do Rio Juruá, que sofre seca histórica, transporte do combustível até Marechal Thaumaturgo está quase impossível. “A verdade é que não tem mais combustível na cidade. Estamos trazendo de canoa, de dois mil litros em dois mil litros. Passam seis dias com dois mil litros dentro de uma canoa pra chegar aqui”, desabafou Pedrosa.
No alto Rio Jordão, em vários trechos do manancial, é preciso levar a canoa nas costas para seguir viagem. Em fotografias e imagens, é possível ver três homens carregando uma canoa nas costas para não ficar pelo caminho. Eles precisaram percorrer a pé um trecho até encontrar um ponto onde ainda há água suficiente para navegar.