Últimas Notícias

Aeroportos do Acre aderem a campanha contra tráfico de animais silvestres

Os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, participam, a partir desta semana, da campanha “Há Viagens que Marcam Vidas”, uma iniciativa voltada para o combate ao tráfico de espécies silvestres. A iniciativa, uma colaboração entre a Wildlife Conservation Society (WCS) e a VINCI Airports, marca o início de uma série de ações estratégicas destinadas a enfrentar um dos maiores desafios ambientais da atualidade.

A campanha foi formalizada através de um Termo de Cooperação, que busca aumentar a capacidade dos aeroportos em detectar e prevenir o tráfico de vida selvagem. Além do Acre, a iniciativa abrange também os aeroportos de Manaus (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Salvador (BA).

Entre as principais estratégias estabelecidas estão a avaliação da capacidade atual dos aeroportos no combate ao tráfico de vida selvagem, a coleta de imagens de scanners de bagagens, o reforço da fiscalização nos terminais de embarque e a capacitação de funcionários. Paralelamente, a campanha também visa conscientizar os passageiros sobre os graves danos causados por esse crime, que frequentemente resulta em maus-tratos e morte de animais.

A VINCI Airports, que administra os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, tem o compromisso global na luta contra o tráfico de animais. Em 2023, a empresa ratificou a Declaração de Buckingham e aderiu à United for Wildlife Transport Taskforce, assumindo um compromisso histórico de acabar com as rotas do comércio ilegal de vida selvagem. A rede mantém compromissos ambientais que incluem a proteção da diversidade biológica.

O diretor da WCS Brasil, Marcos Amend, explicou que a organização vai fornecer conhecimentos técnicos sobre e realizar treinamentos para as equipes. “Pela presença da VINCI nos principais aeroportos da Amazônia, entendemos que essa parceria é um avanço fundamental no combate ao tráfico de vida silvestre e proteção da fauna da região”, pontuou.

A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, enfatizou: “Sabemos do papel importante que os aeroportos têm no combate ao tráfico de animais silvestres, para reduzir os impactos devastadores dessa prática. Com essa aliança com a WCS, estaremos, sem dúvidas, ainda mais preparados para contribuir nesse processo. Também vamos somar na divulgação dessas informações, engajando a população para ajudar a preservar a nossa biodiversidade, que é tão rica e única”, avaliou.