Nesta segunda-feira, 26, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), anunciou em uma coletiva de imprensa que o estado receberá auxílio do governo federal para combater as queimadas e distribuir água potável para comunidades isoladas, com transporte e o que for necessário.
Gladson destacou que o Corpo de Bombeiros está sendo preparado para operar equipamentos que poderão combater focos de incêndio em áreas críticas, por meio de helicópteros.
Os municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa são os que mais sofrem, pois por serem isolados e os rios apresentarem um nível muito baixo, o acesso é dificultado, prejudicando também a distribuição de água e alimentos. Para chegar a esses locais, faz-se necessário o uso de aeronaves.
Por fim, o governador chamou a atenção para as regiões com maior número de focos de queimadas: Envira, Feijó e Tarauacá. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando o pior acontecer. As previsões indicam mais calor, e precisamos combater isso para não trazer mais problemas para a sociedade e a população”, disse Cameli.