Servidores do INSS de Rio Branco entram em greve por melhorias trabalhistas

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco aderiram ao movimento nacional e entraram em greve por tempo indeterminado nessa terça-feira (16). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep/AC).

Os atendimentos agendados anteriormente seguem normalmente. Os trabalhadores do interior do estado não entraram no movimento, por enquanto.

Dentre as exigências da categoria estão:

  • Nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
  • Reestruturação de carreira
  • Melhores condições de trabalho
  • Investimento em tecnologia
  • Tabela remuneratória de acordo a NT13 (com adicional de qualificação)
  • Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável (defesa do teletrabalho, novas regras para o bônus e pontuação).
  • Outras.

 

“Estamos trabalhando no limite. As metas para o teletrabalho tem um adicional de 30%, o atendimento presencial na agência está prejudicado pois os condicionadores de ar não estão funcionado porque os fios foram furtados da instalação. Com isso a perícia médica só está atendendo os 30% mínimos, ou seja, estão em greve”, lamentou um servidor que está em greve, que pediu para não ser identificado.

⚠️ Sem o agendamento feito antes da greve, alguns serviços podem ser comprometidos, como: análise e concessão de benefícios, aposentadoria, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise dos recursos e revisões.

O órgão orientou que a população, que tenha algum agendamento ou não, entre em contato pelos canais remotos do INSS pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.

A previsão é que uma nova rodada de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Condsef seja realizada nesta sexta-feira (19).

G1 Acre