Pela primeira vez em 108 anos, a Polícia Militar do Acre (PM-AC) vai ter uma mulher como subcomandante da corporação. A coronel Marta Renata, de 44 anos, foi anunciada para assumir o cargo pelo governador Gladson Cameli, neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul.
Marta Renata é formada em letras e em direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e atuou como professora na instituição entre 2002 e 2005. Veja detalhes abaixo.
A nomeação da coronel deve ser oficializada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias. Atualmente, o coronel Emílio Virgílio atua como subcomandante da corporação.
Na PM-AC desde 2005, a coronel Marta Renata nasceu em Rio Branco e assumiu a diretoria operacional da população em maio de 2023. Ela também atuou como assessora de comunicação, assessora jurídica, além de coordenadora administrativa e operacional do 3º Batalhão da PM na capital.
“Minha fala referente à nomeação é de muita gratidão, entusiasmo, mas consciente do desafio e da responsabilidade que essa função exige. Procurarei exercê-la com muito zelo, de modo a honrar nossa tropa aguerrida e servindo da melhor forma à sociedade acreana”, disse ao g1 neste domingo (14).
A coronel tem especialização em língua portuguesa e ensino pela mesma universidade. Também possui especialização em segurança pública pela Polícia Militar da Paraíba, em 2014, e fez um curso superior de polícia pela Polícia Militar do Paraná em 2023.