A chegada de uma nova frente fria ao Acre no último fim de semana resulta em queda de temperatura em todo o estado a partir desta segunda-feira (8), segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
De acordo com a previsão do tempo, regiões da capital, Vales do Acre e do Purus e leste do estado terão céu nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.
As demais regiões estado devem ter parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre os períodos da tarde e noite.
O estado já sente os efeitos de uma seca antecipada . Por causa da falta de chuvas e do baixo nível dos rios, o governo do estado decretou, no dia 11 de junho, situação de emergência. O nível do Rio Acre, em Rio Branco, já está abaixo dos dois metros. Já em Cruzeiro do Sul, a cota do Rio Juruá foi a menor dos últimos cinco anos para o mês de junho.
O decreto de nº 11.492 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), é válido para os 22 municípios acreanos e considera dados mapeados que “apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses”.
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 32ºC.
Mínima de 22°C e máxima de 31ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 31ºC.
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22ºC e 30ºC.
Já em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 21°C e a máxima de 31°C.