TUDO AQUI 1

Acre teve mais de 15 mil empresas inadimplentes em abril

Mais de 15 mil empresas estavam inadimplentes no mês de abril no Acre, segundo um levantamento feito pela Serasa Experian. Das 15.147 companhias com contas em atraso, 14.130 são micro e pequenas empresas, o que representa 93% do total.

Conforme o estudo, a inadimplência das empresas no estado cresceu 0,79% em relação a março, quando 15.027 empresas tinham contas em atraso. As empresas do Acre tiveram, em média, 7 contas em atraso.

De acordo com a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), está inadimplente aquele que não cumpre obrigações financeiras no vencimento acordado, ou seja, está em atraso com seus pagamentos. Já o endividado é quem assume compromissos financeiros de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, empréstimos, financiamentos, parcelamentos ou até mesmo despesas mensais, como contas de energia elétrica, água, telefone pós-pago, entre outros.

A pesquisa Inadimplência das Empresas também reúne dados de meses anteriores. O índice de empresas inadimplentes cresceu saiu de 14.925 em julho de 2023, o que representa um crescimento de 1,48%.

No cenário nacional, a taxa de inadimplência das empresas do Acre foi a penúltima, à frente apenas de Roraima, que teve 9.751 empresas inadimplentes.

O setor de serviços teve o maior índice, com 55,4%, seguido pelo comércio (36,0%), indústria (7,5%), primário (0,8%) e outros (0,4%). São 6,7 milhões de CNPJs inadimplentes no país.

  • Fonte: g1 AC.