O Novenário de Nossa Senhora da Glória acontecerá entre os dias 5 e 15 de agosto, na Catedral de Cruzeiro do Sul, Acre. O tema a ser trabalhado este ano é a família. Nossa Senhora viveu vários aspectos da vida familiar: foi filha, noiva, esposa e mãe. Por isso, o lema do Novenário é: “Maria, ensina-nos a ser família de Deus”.
Durante a coletiva de imprensa, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, os organizadores do evento anunciaram o cronograma de atividades. Assim, a edição deste ano contará com várias novidades que serão implementadas, incluindo a procissão dos navegantes em parceria com a Colônia de Pescadores e a Marinha do Brasil, a Caminhada da Juventude com Maria desde a Balsa de Rodrigues Alves até a Catedral e a Procissão das Crianças.
De acordo com o bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, todo ano a equipe organizadora tem buscado evoluir e agregar mais categorias da sociedade para a Festa da Padroeira. “Todo ano estamos tentando envolver mais pessoas, mais categorias. Começamos durante a pandemia dedicando uma noite para as maiores categorias da sociedade. E, este ano queremos envolver duas novas classes, que serão as crianças no Dia dos Pais e os navegantes, todos aqueles que são envolvidos pela Colônia de Pescadores”, informou.
A coordenadora geral do evento, Fernanda Cordeiro, afirmou que a abertura do evento se dará por meio da Procissão dos Navegantes que trará a imagem de Nossa Senhora da Glória. “Iremos abrir a nossa festa com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Glória por meio do Rio Juruá, com a Procissão dos Navegantes. A partir daí, daremos início às nossas atividades, todos os dias haverá a santa missa no período matutino e noturno, além do santo terço e da adoração ao santíssimo”, disse ela.
Em relação aos investimentos para a realização do evento, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na pessoa do prefeito Zequinha Lima, anunciou a destinação de recursos no valor de 100 mil reais.“É importante que possamos fazer esse investimento, pois quem ganha com isso é a cidade”, disse.
Nessa perspectiva, o gestor destacou a importância do novenário para a renovação da fé e da esperança dos fiéis, além do valor econômico para o comércio local. “Temos colaborado todos os anos com convênios, pois a festa requer muitas mãos e muita gente ajudando para que possa continuar sendo a maior festa da nossa região a cada ano. Quem ganha com isso são os fiéis, os empreendedores, o comércio e o fortalecimento da religião”, afirmou o gestor.
Por fim, a representante do governo do Estado, Raquel Batista enfatizou a importância da parceria com o governo para o desenvolvimento do município. “Mais uma vez, o governador Gladson Cameli está ao lado da população para oferecer apoio, a fim de renovar a fé e também fomentar o turismo e a geração de renda na cidade”, mencionou.
No que tange à dimensão social do novenário deste ano, a organização pretende arrecadar materiais de limpeza e higiene, cestas básicas, roupas, calçados, entre outros itens a fim de serem distribuídos para os moradores de rua e pessoas carentes. Aos interessados em contribuir, poderá entrar em contato com a comissão organizadora através do número 68 99996-3519 (Pe. Francisco Melo).
Dessa forma, o novenário promete ser um momento de encontro com Deus, de renovação de fé, celebração da família e fortalecimento, mantendo viva a tradição que há mais de um século marca a cidade de Cruzeiro do Sul.
Confira a programação e as novidades de 2024:
Programação diária (do dia 6 ao dia 14 de agosto na Catedral):
06:00 – Santa Missa
15:00 – Terço e adoração até às 18:30
17:00 – Confissões
18:30 – Novena
19:30 – Santa Missa solene
Abertura:
16:00 – Procissão dos Navegantes
19:00 – Santa Missa presidida pelo Bispo
20:00 – Hasteamento das bandeiras e execução do Hino da Padroeira (Banda 61º BIS)
Eventos especiais e novidades:
Dia 05: Procissão dos Navegantes em parceria com a Colônia de Pescadores e a Marinha do Brasil. Concentração às 16h no Porto do Governo, saída às 17h.
Dia 10: Caminhada da Juventude com Maria, desde a Balsa de Rodrigues Alves até a Catedral.
Dia 11: Procissão das Crianças, com saída às 6h30 do Jardim Amigo das Crianças, descendo o Morro da Glória até a Catedral. Haverá missa na chegada, celebrando o Dia dos Pais.
Dia 15: Missa para os idosos e doentes às 8h na Catedral, com bênção especial para eles e suas famílias.
Participação Especial:
Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo da Diocese-Irmã de São José do Rio Preto, SP, estará presente nos dias 14 e 15 de agosto.
Programação Cultural:
Todas as noites contarão com apresentações musicais de bandas católicas e da banda do 61° BIS. O show final do dia 15 de agosto será animado pelo Pe. Joãozinho, SCJ.