A Cavalgada Hermecilio Barreto Lima, que faz parte da programação da Expo Mâncio Lima de 2024, em comemoração ao aniversário de 47 anos do município, e está prevista para o próximo dia 26, poderá ser cancelada caso os organizadores não sigam orientações quanto à saúde dos animais que participarão do evento.
A promotora de Meio Ambiente do Ministério Público, Manuela Canuto de Santana Farhat, recomenda que todos os animais sejam identificados, tenham a Guia de Transporte Animal, exames veterinários para anemia infecciosa e mormose e um comprovante de vacinação atualizado. Além disso, as necessidades de água, alimentação e descanso dos animais após a realização do evento deverão ser atendidas pela organização.
Será proibido atrelar os animais na parte traseira dos veículos e em carroças ou charretes sem os apetrechos necessários. Também será proibida a montaria dos cavalos por crianças, se os seus pais ou responsáveis não estiverem participando da cavalgada. Mais de uma pessoa adulta também não poderá montar em um animal. Caso seja necessário, um médico veterinário deverá ser convocado para atender os animais.
Tudo isso é importante para resguardar o bem-estar dos animais e evitar situações de maus-tratos.
A Assessoria de Comunicação da prefeitura afirma que, ainda nesta sexta-feira, decidirá se manterá ou não a cavalgada na programação. ” A prefeitura está analisando, visto que o prazo é curto e o valor do exame é R$250. Se for seguir à risca, vai virar mais uma carreata do que cavalgada”, citou a Assessoria.
A programação da Expo Mâncio Lima 2024 será realizada entre os dias 23 e 30 de maio. Haverá Missa em ação de graças, festival da canção, corrida Pedestre Governador Edmundo Pinto, torneios de futebol e de vôlei, Festa de Rodeio e concursos de beleza com premiação em dinheiro. O cantor Vitor Fernandes encerra a festa no último dia.