Durante o abril azul, destinado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Neuropsicóloga Clínica, Nayara Ribeiro estará disponibilizando materiais de rastreio para as crianças com suspeita de autismo que são acompanhadas pela UBS Francisco de Paula, situada no município de Guajará (AM).
“Todas as crianças da área da UBS Francisco de Paula agora estão sendo amparadas, acolhidas nesse sentido, para podermos fazer o rastreio, a investigação com as escalas. É um parecer básico, mas é uma grande ajuda para o médico fechar o diagnóstico”, destacou a psicóloga.
Segundo ela, esse método será aplicado durante 4 a 5 sessões com as famílias, e, após o fechamento do diagnóstico, o tratamento e acompanhamento será disponibilizado no CAPS da cidade. “É uma inovação para a população, eles quem serão beneficiados. O material é muito preciso, sendo validado no Brasil. Sobre essa questão do TEA, as crianças serão muito bem acompanhadas e acolhidas”, disse ela.
Em relação aos contemplados com essa ação, a Neuropsicóloga Clínica, Nayara Ribeiro, afirmou que já foi preparada uma lista com todas as crianças que serão atendidas para que assim, as famílias possam ser comunicadas.