A 3ª Oficina Conjunta para a Eliminação da Malária no Amazonas, realizada de 22 a 24 de abril, contou com a participação de 22 municípios, representantes dos DSEIs, OPAS e Ministérios da Saúde.
O município de Guajará esteve representado por sua delegação, composto pelo Gerente Municipal de Endemias, Francisco Vieira Façanha e a representante da coordenação de atenção básica do município, Erlen Gondim.
Durante o evento, foram apresentadas e discutidas diversas estratégias inovadoras para combater a malária na região, desde intervenções de controle de vetor até abordagens de tratamento e prevenção.
Em reconhecimento aos esforços contínuos que resultaram em uma redução sustentada da malária na cidade, Guajará foi agraciado com um certificado de “Município em Preparação para Eliminação”. Este reconhecimento marca mais uma etapa na busca pela eliminação da malária como um problema de saúde em nosso território.
Além disso, participou uma delegação do Dia Mundial de Enfrentamento à Malária, também realizado na capital, que é dedicado à conscientização sobre a doença e aos esforços globais para combatê-la. Comemorado em 25 de abril de cada ano, o dia destaca a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da malária, assim como os progressos e desafios enfrentados na luta contra ela.
Dessa forma, esses eventos em conjunto são cruciais para melhorar as ações em resposta a esse agravo, proporcionando um espaço para compartilhar experiências bem sucedidas e desafios enfrentados, promovendo uma colaboração eficaz entre os participantes. Ao final do evento, um plano de ação abrangente e sustentável foi desenvolvido, evoluindo para a eliminação efetiva da malária em nosso município.