Mais Notícias

Programa de Telemedicina realizou mais de 400 atendimentos em Guajará (AM) no ano de 2023

Visando reduzir as filas de espera na rede pública por especialidades, a Prefeitura de Guajará (AM), por meio da Secretaria de Saúde, implantou no primeiro semestre do ano de 2021 o serviço de Telemedicina na cidade.

Essa é uma parceria entre Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Estado de Saúde/Prefeitura de Guajará/Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, instalado no Hospital João Miguel da Cruz Barbosa.

As teleconsultas, antes de ser atendido pelo especialista, o paciente passa por uma triagem com a equipe da unidade. Depois, remotamente, o médico acolhe a queixa do paciente, que passa por consulta on-line e inicia-se o tratamento ou até fechar o diagnóstico.

O secretário municipal de Saúde, Braz Melo, destacou a importância do atendimento. “Apesar da telemedicina utilizar o meio remoto, é importante destacar que o serviço tem que cumprir todas as prerrogativas de uma consulta médica. Por meio dele, médicos do SUS de todo o país realizam esse atendimento. É um grande avanço para o município de Guajará e quem sai ganhando com isso é a população guajaraense”, pontou.

Diante do exposto, o prefeito Ordean Silva está satisfeito com os resultados, pois o Programa de Telemedicina representa um grande benefício para os usuários do SUS.

“A Telemedicina é a realização de um sonho antigo de Guajará. Além de reduzir as longas filas de espera do SUS, estamos possibilitando que o guajaraense seja atendido por especialistas de todo o país, remotamente. Estamos proporcionando, dessa forma, mais dignidade ao nosso povo”, destacou o gestor municipal.

Assim, as consultas através da Telemedicina são ofertadas nas seguintes especialidades: Neurologia Clínico Adultos e Neurologia Pediátrica, Endocrinologia Adultos e Endocrinologia Pediátrica, Pneumologia, Reumatologia, Psiquiatria e Cardiologia.