Esporte

Santos perde para o Fortaleza e é rebaixado pela 1° vez na história; Bahia e Vasco escapam

Pela primeira vez em sua história, o Santos disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. O time da Vila Belmiro perdeu por 2 x 1 para o Fortaleza, foi prejudicado pelas vitórias de Vasco e Bahia e acabou rebaixado.

Com 43 pontos, o Peixe terminou a competição na 17ª posição. O Vasco venceu o Bragantino por 2 x 1 e ficou na 15ª posição. O Bahia goleou o Atlético-MG por 4 x 1 encerrou sua participação na 16ª colocação.

A última rodada começou eletrizante para os candidatos à vaga restante na Série B em 2024. Logo no começo do jogo contra o Atlético-MG, o Bahia mostrou que brigaria até o apito final contra o descenso. Logo aos 11 minutos, Edenilson falhou feio e Cauly abriu o placar, para delírio da torcida na Arena Fonte Nova.

Enquanto isso, o Vasco empatava com o Bragantino e assumia o lugar no Z-4, com o empate do Santos na Vila Belmiro diante do Fortaleza. Mas em Salvador, Paulinho marcou e recolocou os baianos na zona. A situação do Bahia piorou ainda mais quando Paulinho marcou para o Vasco.

Porém, com dois gols mudaram novamente a situação antes do fim do primeiro tempo das três partidas: Marinho, ex-Santos, abriu o placar para o Fortaleza e Luciano Juba botou o Bahia novamente à frente do placar. Assim, o Santos assumiu a 17ª posição.

Vaga definida

O segundo tempo começou com o Santos reagindo contra o Fortaleza e jogando o Vasco para a Série B. A coisa ainda piorou para o Gigante quando o Bragantino empatou o jogo em São Januário. Sem nada a ver com a briga entre paulistas e cariocas, o Bahia tratou de fazer 3 x 1 e praticamente se livrar da Segunda Divisão.

E como não poderia ser diferente, a decisão ficou nos minutos finais das três partidas. Com um jogador a mais, o Vasco partiu para cima do Bragantino para tentar se livrar. E o Gigante conseguiu a vitória: aos 36 minutos, Serginho marcou e livrou o Vasco. A vitória livrava o Vasco e jogava o Santos para o rebaixamento.

E a queda do Santos veio de forma melancólica. Lucero marcou do meio de campo e decretou a queda do Peixe para a Série B.

Goiás 1 x 0 América-MG
Bahia 4 x 1 Atlético-MG
Fluminense 2 x 3 Grêmio
Internacional 3 x 1 Botafogo
Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
Coritiba 0 x 2 Corinthians
São Paulo 1 x 0 Flamengo
Vasco 2 x 1 Bragantino
Cuiabá 2 x 0 Athletico-PR
Santos 1 x 2 Fortaleza