Mais Notícias

Prefeitura Municipal de Guajará (AM) promove ação de Educação em Saúde e Mobilização Social na comunidade vila Gama

Em celebração ao Dia da Malária nas Américas, a Secretaria Municipal de Guajará, através da Gerência de Endemias, conduziu uma ação de Educação em Saúde e Mobilização Social na Escola Municipal Sebastiana Minervina, situada na área rural e epicentro malarígeno na Vila Gama, na última sexta-feira, 10. A escolha se baseou na incidência de 300 casos de malária registrados na localidade de janeiro a outubro de 2023, com ênfase na faixa etária de 10 a 19 anos, que contabilizou 113 casos (Sivep-Malária).

A ação visou abordar os persistentes desafios da malária na comunidade, com enfoque em atividades participativas. Gincanas, jogos da corrida da malária e a amarelinha proporcionaram uma abordagem lúdica, enquanto uma exposição em stand apresentou amostras de mosquitos Anopheles em diferentes estágios, lâminas de malária e materiais de controle vetorial.

A ação envolveu agentes de endemias, o apoiador municipal da malária, alunos, professores e líderes comunitários. O objetivo central foi mobilizar a população local, especialmente estudantes, professores e líderes, incentivando ao enfrentamento da malária e a prevenção através de medidas individuais e coletivas, fornecendo informações sobre o mosquito transmissor, sintomas e medidas em caso de infecção.

O público-alvo prioritário foram os alunos, representando a faixa etária mais afetada. Dos 300 casos, 115 ocorreram entre crianças, adolescentes e jovens de 10 e 19 anos, a faixa predominante na comunidade escolar. A inclusão de professores e líderes reforçou uma abordagem abrangente no enfrentamento dessa doença que é um dos principais problemas de saúde pública em nosso país.

Diante dessas informações, o secretário de saúde Bráz Melo agradeceu o empenho da equipe, que estão desenvolvendo um ótimo trabalho no que se refere à redução dos casos de malária na zona urbana e rural do município, uma vez que ações como essas são muito importantes para a população de Guajará.