Destaque 2

Café do Acre é sucesso em rodada de negócios internacional e é levado para três países

No final da última semana, quatro produtores acreanos de café da categoria robusta pariciparam da rodada de negócios internacional ExportaBR, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os produtores rurais receberam o convite por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e contaram com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae.

Os produtores obtiveram visibilidade após a preparação das amostras de café para a participação no Primeiro Concurso de Qualidade do Café (Qualicafé), que está em andamento e contará com a participação de produtores de todo o estado do Acre. Diante dessas informações, os produtores convidados são Celso Timpurim e Vanderlei de Lara, ambos do Ramal do Granada, em Acrelândia; Abílio Caetano, do Projeto de Assentamento Tocantins, de Porto Acre; e Keyty Kety Espindola, da Reserva Chico Mendes, em Brasiléia.

“Eles estão apresentando o café produzido em nossa região, colocando o Acre na condição de produtor do café especial robusta”, destacou a engenheira agrônoma Michelma Lima, do Núcleo da Cafeicultura da Seagri, relatando ainda a possibilidade de ganhar novos mercados por meio da participação dos produtores acreanos na rodada internacional de negócios.

Vale ressaltar que o evento contou com a presença de compradores de 18 países. Dessa maneira, a produtora Keyty Fety que produz o café na Reserva Extrativista Chico Mendes vendeu uma saca de 60 kg por cerca de R$ 2 mil, o triplo do valor comumente comercializado. O café produzido no Acre foi adquirido por compradores dos Estados Unidos, China e Armênia, havendo a possibilidade da abertura de novos mercados em um cenário futuro.